Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

Nossa Senhora de Fátima - ao fundo o Santuário de Fátima - Portugal

Nossa Senhora de Fátima - ao fundo o Santuário de Fátima - Portugal

O Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fatima é uma organização não governamental e sua história tem inicio em 1982, quando Pe. Geraldo Gualandi, agregado à algumas jovens pretendentes a uma vida consagrada,  iniciou um trabalho de atendimento aos mais necessitados através de um  abrigo para meninas em uma pequena casa alugada. Essas crianças eram assistidas com os esforços deste grupo, através de uma renda mínima de professor e da confecção de imagens e pintura, feitas pelas pretendentes religiosas.

 

Com o tempo foram implantadas algumas oficinas com intuito de orientar a clientela atendida, buscando um futuro promissor, além da preocupação com a ociosidade.

Hoje, com mais de 25 anos de trabalho, a Instituição vem passando por uma série de transformações para melhor atender e adequar-se as exigências do tempo.

O Cesc é composto por várias unidades que desenvolvem diferentes atividades no campo da educação,cultura, assistência social e religiosa com parcerias de outras Instituições, objetivando atender crianças e adolescentes em situação de risco social, inclusive deficientes, elaborando propostas para  os desafios sociais, especialmente  à aqueles que envolvem processos de exclusão. Assim possuímos um atendimento avançado em complexidade e diversidade que hoje se encontra articuladas com diversos seguimentos e instituições parceiras.

Os objetivos da Instituição são os seguintes:

  • Atender crianças/adolescentes em situação de risco social;
  • Propiciar integração e reintegração junto à família e a sociedade assegurando-lhes atendimento qualificado através de uma Equipe Interdisciplinar;
  • Proporcionar um desenvolvimento harmônico, biopsicossocial da clientela atendida para que seus responsáveis possam trabalhar ampliando a renda familiar;
  • Oferecer um espaço físico para que a clientela possa desenvolver suas potencialidades dentro de programas culturais, educacionais, esportivos,dentre outros.

A missão da Instituição é trabalhar na perspectiva de humanização da sociedade , criando e produzindo conhecimentos sistematizados, bens e serviços, educando e transformando indivíduos especialmente em situações de risco e exclusão social em cidadãos autênticos  resgatando sua identidade e dignidade, fazendo-os conhecedores de seus deveres para com Deus e a Sociedade.

Fontes de recursos:

Prefeitura Municipal de Itaperuna,

Governo do estado do Rio-FIA/SEHAD

Instituto kinder

Biomaq,

Fabrica Boechat,

Juizado Criminal: encaminhamentos de prestação de serviços e cestas básicas

O Cesc e o meio ambiente

Maquinário da Itaplastic

E o Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que desenvolve projetos sempre voltados para o bem estar humano e social, não poderia ficar de fora de uma questão de suma importância para o mundo atual que é a preservação do meio ambiente e, pensando nisso, criou, há três anos, uma usina de reciclagem de materiais plásticos que começou com um modesto maquinário e atualmente encontra-se em fase de modernização e adaptação às regras ambientais, obedecendo rigorosamente  a lei.

Maquinário da Itaplastic

Dentre tantos os desafios enfrentados no projeto da reciclagem está a questão da coleta do material plástico já que no município não há coleta seletiva e por isso os cidadãos não tem o costume de separar o lixo reciclável. Outro desafio enfrentado está relacionado ao transporte do material pois, a usina fica localizada no Cubatão, zona rural de Itaperuna, onde a estrada é de terra e na época das chuvas fica praticamente intransitável já que não há um trabalho permanente de conservação por parte do poder público.

É importante também que os cidadãos se conscientizem da importância do trabalho de reciclagem desenvolvido pelo Cesc pois além de ter o produto do seu trabalho voltado para os projetos sociais, a reciclagem contribui para diminuir o lixo que se acumula nas ruas e na beira dos rios evitando desta forma a poluição das águas,  enchentes e doenças.

Nas mãos do Padre Geraldo o plástico após a reciclagem.

As embalagens plásticas recicláveis podem ser de detergente, shampoo, sabonete, garrafas de refrigerante, enfim, tudo o que for de plástico e também sacolas plásticas. E é  importante lembrar também que o Cesc  recebe para reciclagem o óleo de fritura e embalagens de papelão como as caixinhas de leite e suco. Todos os produtos podem ser entregues no Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Vinhosa. E quem quiser colaborar é só ligar para o telefone 3822 1870/3824-5060 para maiores informações. O Cesc conta também com a colaboração das voluntárias Solange e Maria Angélica que também podem prestar esclarecimentos através dos telefones 9833-5515 e 8835-4551, respectivamente. E o trabalho está aberto a qualquer cidadão que queira participar.

(Fotos e textos: Solange e Maria Angélica)

About these ads

Sobre Luciano Cardozo Magalhães

Formado em Tecnólogo em Informática pela Faculdade de Informática de Itaperuna. Formado em Pedagogia pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina.
Esse post foi publicado em Cultura, Educação, Meio-Ambiente. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  1. Jaqueline disse:

    Bela obra do Padre Geraldo contra o lixo que se acumula na cidade.

  2. Alexandra disse:

    Pde Geraldo, Ir Vera,

    Sinto-me muito honrada em poder sempre que possível ajudá-los. Parabenizo a atitude social e ambiental e espero poder sempre ajudar a essa Instituição que tem a mesma idade do que eu.

  3. Olá!

    Eu achei a inciativa de reciclagem muito interessante. Sou bióloga e gostaria de saber se há alguma oportunidade de trabalho voluntário neste projeto. Caso houver, por favor, entre contato comigo!

    Dandara da Silva Paixão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s